top of page

ASSESSORIA EXECUTIVA VIRTUAL

Damiana Alves | Treinamento e Assessoria remota

O que é um assistente virtual e por que contratar?

Foto do escritor: Damiana AlvesDamiana Alves


Uma nova década está batendo em nossa porta e, com a constante evolução da tecnologia e da economia colaborativa e compartilhada, cada vez mais a secretária remota (ou assistente virtual, assessora executiva virtual, etc) está ganhando espaço no mercado e nas empresas brasileiras, visto que, no exterior, esta atividade já é bastante conhecida e propagada.


Se você é empresário, administrador de negócios e micro empreendedor, muitas vezes você acaba fazendo tudo sozinho: recebe e envia os pedidos, atende os clientes, gerencia as páginas da empresa nas mídias sociais. Você deseja focar no crescimento de seu empreendimento, mas as tarefas operacionais são muitas e por vezes deixam os planejamentos estagnados. Parece que 24 horas por dia nunca serão suficientes para resolver todas as pendências e ainda ter uma vida equilibrada.


Tenha em mente que o seu negócio é uma empresa. Todo profissional, seja ele autônomo, tenha um local físico ou não, no fundo é um empreendedor. Chega de amadorismo na administração do seu estabelecimento. Toda empresa precisa atingir sua missão da melhor forma e, para isso, o empreendedor precisa de parceiros de negócio.


Deve haver um equilíbrio entre os 3 pilares que sustentam o seu negócio (econômico, ambiental e social), de forma que seu empreendimento seja lucrativo, dando ótimas condições de trabalho aos colaboradores e oferecendo um serviço de excelência à sociedade e, claro, sem degradar o meio ambiente. A sustentabilidade econômica (ou lucro) tem a ver com a contratação do meu assistente? Claro! Só há duas maneiras de otimizar seus lucros: Aumentando as receitas e/ou diminuindo os custos. Neste artigo você aprenderá o que é, e por que contratar estes serviços inovadores que poucos profissionais sabem que existem.


Nós sabemos que você teve diversos motivos ao decidir se tornar um empreendedor, mas com certeza ter menos tempo para a vida pessoal não foi um deles. Por essa razão essas tarefas devem ser delegadas para alguém que pode assumir tarefas e processos da rotina diária que são importantes para a gestão do negócio, mas não necessariamente focados no crescimento da empresa. No entanto, muitas vezes essa opção apresenta desvantagens, já que existe uma enxurrada de procedimentos que advém da contratação de funcionários, que vão desde custos adicionais com espaços físicos à inúmeras obrigações trabalhistas.


Felizmente, o avanço tecnológico possibilitou uma nova forma de contratar profissionais para otimizar suas tarefas administrativas ou quaisquer outra atividade no âmbito digital. É por isso que o primeiro ‘’colaborador’’ que muitos empreendedores (digitais ou não) contratam é um assistente virtual, que vem crescendo cada vez mais no Brasil, e o qual é a especialidade da Assessoria Executiva Virtual: além de oferecermos serviços básicos de assistente virtual, disponibilizamos também serviços de secretária executiva, abrangendo tarefas mais complexas e relacionadas à gestão estratégica da empresa.


O que é um assistente virtual (AV)?


Basicamente, um assistente virtual é alguém que oferece seus serviços (principalmente com tarefas online) remotamente de qualquer lugar do mundo. O AV poderá, inclusive, ter uma carteira de clientes diversa que o contrata para assumir inúmeras tarefas do dia a dia.

A diferença básica entre um AV e um empregado tradicional, é que os assistentes virtuais são profissionais generalistas criativos, que executam diversas tarefas ou rotinas (inclusive na área de criação, design e marketing digital) em vez de desempenharem uma única função na empresa.


O serviço poderá ser prestado por empresas especializadas ou profissionais independentes. Com um modelo de cobrança que pode ser por valor/hora ou fixo, o atendimento é feito totalmente de forma remota. Contratar um serviço de assessoria virtual pode salvar horas preciosas do seu dia.


O que é geralmente faz um AV?


Assistentes virtuais, como falamos anteriormente, são profissionais generalistas e, dessa forma, são contratados para desempenhar funções desde tarefas administrativas mais simples, rotinas operacionais, até SAC virtual, vendas, marketing e gestão de mídias sociais, redator web e criador e tradutor de conteúdos para blogs empresariais. Ainda, caso seja um assistente executivo virtual, poderá desempenhar também tarefas mais complexas como desenho de processos operacionais, escrever manuais, auxiliar na gestão de projetos, gestão contábil e financeira, consultoria empresarial, etc.

Vejamos alguns exemplos práticos:


Atendimento ao cliente: Responder a e-mails, Whatsapp Business (muito utilizado atualmente por grandes empresas), chat (de seu website ou de redes sociais como Instagram e Facebook);


Controle de agenda: Adicionar novos compromissos, cancelar e confirmar eventos, otimizando a agenda da melhor forma, mantendo-a sempre atualizada, para que você possa focar nas tarefas estratégicas do seu negócio;


Registro de dados: Contabilizar ou registrar dados de diferentes fontes em uma planilha ou documento (também conhecido como data entry);


Gestão de mídias sociais: Organizar conteúdo, responder a comentários e outras tarefas de gestão de comunidades.


Orçamentos em geral: pesquisa de diversos fornecedores (de produtos ou serviços) para compra/contratação, podendo economizar em até 100% por um mesmo item ou serviço, visto que um AV experiente é capaz de encontrar (ou fazer — negociando) as melhores oportunidades, sempre levando em consideração a qualidade;


Gestão da loja online: Receber e processar pedidos, gerenciar o estoque, atualizar seu e-commerce cadastrando novos produtos ou serviços, realizar vendas (você pode encontrar AVs que tenham experiência com a Shopify, Amazon, Udemy ou AliExpress, especificamente).


Cold Calling: Entrar em contato com uma lista de potenciais clientes que não conhecem quem está ligando ou não esperam esse contato, geralmente usando um roteiro pré determinado, e agendar futuras reuniões com clientes em potencial.


Gestão de viagens: pesquisa de horários, cotação e compra de passagens, reserva de hotéis, criação do itinerário completo, disponível 24/7 para alterações e/ou imprevistos durante a viagem.


Afazeres pessoais: Por exemplo, agendar uma consulta médica sua ou de algum membro de sua família;

Pesquisa: Procurar blogueiros, influenciadores do seu nicho a serem contatados ou organizar estatísticas ou exemplos que você pode usar em alguma postagem para atrair e fidelizar clientes ao determinar sua presença e reputação online.


Pelos exemplos acima, fica claro o quanto tempo você pode economizar contratando um AV.


Por que contratar um assistente virtual?


Optar por um AV vai além da tradicional e desgastante contratação de uma secretária com carteira assinada. Ter um AV, na prática, é dispor de um profissional qualificado (em sua maioria com nível superior e até especialização), para auxiliar nessas tarefas sem a necessidade de contratar um funcionário fixo. Se você está passando pelo estresse de não dar conta de todas as demandas que resultam no sucesso do negócio, talvez seja hora de pensar na possibilidade de contratar seu próprio AV e conseguir um pouco de tempo livre para focar na estratégia de sua empresa.


Devido ao fato do assistente virtual atuar na maioria dos casos na modalidade freelancer, temos então uma maneira acessível de se obter ajuda contínua na gestão da empresa. A nova lei trabalhista, vigente no Brasil desde 2017, passou a regulamentar o trabalho remoto; no entanto, ainda existem questões que merecem melhor definição. Procure se inteirar das regras e trâmites específicos. Já existem empresas que, inclusive, contam com colaboradores remoto em regime integral.


Na sua maioria, os empreendedores têm dificuldade de abrir mão do controle. Dessa forma, contratar um assistente virtual é uma ótima forma de praticar as habilidades de gerenciar, delegar e contratar em menor escala — habilidades estas que fazem parte das potencialidades de um excelente líder.


Existem inúmeras vantagens ao se contratar um assistente virtual, e a maneira certa de como contratar um AV que poderá agregar muito em seu negócio. Falarei sobre isso em meu próximo artigo, aguarde!


Se você se interessou e quer saber mais sobre o serviço de assistente virtual, que tal experimentar? Clique aqui e solicite uma tarefa grátis de nossos serviços ou fale conosco diretamente pelo Whatsapp!


Gostou da leitura e acredita que possa ajudar alguém que também desbrava o caminho do empreendedorismo? Compartilhe!

__________________________________________________________________________________



Serviços de criação, revisão, transcrição, tradução de textos; gestão de mídias sociais; gestão e criação de sites (Wordpress, Wix), gestão de lojas virtuais; Marketing de conteúdo; SEO writing; data mining; comercial e vendas (captação, gestão de leads, funil de vendas, CRM); atendimento ao cliente (SAC virtual);produção de conteúdo (e-books, newsletters, artigos, escrita criativa, etc); tarefas administrativas (data entry, data mining, gestão de agenda e viagens, gestão de sistema empresarial — ERP, etc); financeiro e contabilidade (contas a pagar e receber, DRE, fluxo de caixa, pagamentos, etc).

Comments


bottom of page